Secretaria de Estado da Energia
Margarida Ramires
Margarida Ramires. É Assessora do Secretário de Estado da Energia, tendo liderado o grupo de trabalho e redigido o diploma do autoconsumo e comunidades de energia, entre outros. Foi assessora do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, tendo participado ativamente na elaboração do diploma que alterou, em 2018, o Código dos Contratos Públicos. Desenvolveu o seu percurso profissional na área das obras públicas e das concessões, tendo sido diretora do departamento Jurídico da Edifer e da Somague Concessões. Foi advogada da Cuatrecasas, onde assessorou, entre outros, projetos de energia renovável, com especial enfoque nos projetos de energia eólica e consultora da Pbbr.a, Sociedade de Advogados R.L. É membro da APDEN – Associação Portuguesa de Direito da Energia.
Regulação Comunidades de Energia: Uma visão nacional e europeia
Sofia Pinto Barbosa
Sofia Pinto Barbosa é uma Analista de Políticas na DG Energia da Comissão Europeia e membro da equipa de Energias Renováveis e Política de CCS desta Direção. Centra-se principlamente nos instrumentos e políticas de financiamento da UE para acelerar os investimentos com vista a transição energética. Sofia também contribuiu para a proposta da UE para o próximo Quadro Financeiro Plurianual e é ainda a responsável por Portugal para a Direção Geral de Energia e pelo Reino Unido na unidade das renováveis. Antes de ingressar na Comissão Europeia, Sofia foi Chefe de Compensação e Chefe de Gabinete de Riscos da Câmara de Compensação do Mercado Ibérico de Derivados de Energia. Antes trabalhou na Euronext em Lisboa, onde desempenhou funções em diversas áreas e projetos e atuou como gerente dos índices de ações portugueses.Formou-se em Economia pela Nova School of Business and Economics (UNL), onde se especializou em Economia Internacional e Finanças Públicas.
Jorge Esteves
Jorge Esteves é o Diretor da Direção de Infraestruturas e Redes da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) desde 2004, com responsabilidades nos sectores elétrico e do gás natural. Obteve os graus de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, respetivamente, em 1983, 1986 e 1992. Colabora desde 2005, como representante da ERSE, em diversos grupos de trabalho do CEER (Conselho dos Reguladores Europeus de Energia) e da ACER (Agência para a Cooperação dos Reguladores de Energia). De 2006 a 2009 foi o coordenador do grupo de trabalho do CEER relativo à qualidade de serviço no setor elétrico. Desenvolveu atividade como docente universitário no Instituto Superior Técnico durante 21 anos, onde exerceu funções como Professor Auxiliar com Nomeação Definitiva até 2004. Nesse período desenvolveu também atividade como Investigador do Centro de Automática da Universidade Técnica de Lisboa. Na sequência de concurso público, no início de 2004, tomou posse do lugar de Professor Coordenador na Área Departamental de Engenharia Eletrotécnica de Energia e Automação do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa. Jorge Esteves é autor de mais de 70 artigos publicados em livros, revistas e atas de conferências nacionais e internacionais nos domínios da engenharia eletrotécnica e da energia.
Stanislas d’Herbemont
Stanislas d’Herbemont possui dois mestrados, um da Universidade Técnica de Mainz e o segundo da Ecole Supérieur du Commerce Extérieur (Gestão Internacional e Auditoria e Finanças). Antes de se juntar à REScoop.eu, foi coordenador da associação Tournesol MicroGrids, associação que trabalhou sobre a problemática da descentralização da rede e da participação dos cidadãos. Juntou-se à REScoop.eu em 2016, como gestor do projeto REScoop PLUS. Trabalha agora como especialista em desenvolvimento de comunidades para o projeto COMPILE.
Dorian Frieden
Dorian Frieden, mestre em silvicultura e desenvolvimento rural, obteve os seus graus em Alemanha e França. Ingressou na JOANNEUM RESEARCH em Graz, Áustria, em 2008. As suas áreas de trabalho principais incluem a avaliação das políticas nacionais e internacionais sobre clima, energia e uso do solo; modelação de bioenergia e emissões dos sistemas de uso do solo; avaliações sobre os potenciais das energias renováveis; bem como o desenvolvimento de modelos de negócios de energia renovável descentralizados. Atualmente, o objeto principal dos seus estudos são os regulamentos e os aspetos jurídicos e económicos de iniciativas locais de energia, em particular no contexto do pacote “Energias limpas” da UE (autoconsumo coletivo, comunidades energéticas). Ele participou em vários projetos financiados pela UE (FP7, Intelligent Energy Europe, Horizon 2020), em programas públicos de investigação austríacos e trabalhou para organizações internacionais como IRENA, IFAD, Banco Mundial e Comunidade de Energia.
Moderador
Nuno Brito Jorge
Nuno Brito Jorge é Engenheiro do Ambiente (Universidade Católica Portuguesa) e gestor de projetos certificado pela La Salle Business School, embora considere-se mais um empreendedor dedicado. Nos últimos 10 anos trabalhou no Parlamento Europeu como consultor em política energética e ambiental (BE), como consultor de inovação em Espanha e em Portugal e como gestor de projetos de energia renovável em larga escala, bem como como presidente da Coopérnico (primeira cooperativa de energia renovável de Portugal). Ele é também membro do www.crescimentosustentavel.org, um grupo de reflexão português sobre desenvolvimento sustentável, onde foi o relator para a área de economia verde. Em 2014 Nuno recebeu uma bolsa Fred Forum, uma organização americana sem fins lucrativos que promove a formação de nível internacional para líderes de ONGs, tendo frequentado o curso Global Executive Management na MIT Sloan School of Economics. Nuno é o coordenador do projeto europeu H2020 BundleUP, combinando esta atividade com a gestão da GoParity, uma plataforma de investimento sustentável.
Mecanismos e Tecnologias: Como criar comunidades de energia
Tiago Sousa
Tiago Sousa estudou estratégias de controle para agregadores de Recursos Energéticos Distribuídos (REDs) em redes inteligentes e concluiu o doutoramento na Universidade de Lisboa, Portugal. O seu anterior trabalho concentrou-se em investigação operacional e técnicas de inteligência artificial para lidar com problemas de alocação não tratáveis de REDs. Atualmente está a desenvolver a sua investigação de pós-doutoramento na Technical University of Denmark, Center for Electric Power and Energy. Está a trabalhar em torno da criação de soluções de mercado que possam reconstruir o setor de energia para organizações flexíveis. Também está interessado na coordenação de REDs em redes inteligentes, decisões de controle para agregadores, redesenho dos mercados de eletricidade em direção negociação peer-to-peer e implementação de métodos de otimização para uma desempenho computacional eficiente.
Katerina Valalaki
Dr. Katerina Valalaki, Ela possui licenciatura em Engenharia Elétrica e de Computadores pela National Technical University of Athens e um doutoramento em Nanoeletrônica e Nanotecnologia pela Université Grenoble Alpes. Tem experiência em gestão de projetos, gestão e redação de propostas para projetos de TI em larga escala e serviços geridos. De 2011 a 2016, trabalhou como investigadora no Centro Nacional de Investigação Científica “Demokritos” sobre aspectos relacionados com materiais termoelétricos nanoestruturados e dispositivos para aplicações on-chip para captação de energia. Atualmente trabalha como gestora de projetos na Hypertech SA (gestora técnica do projeto FLEXCoop e coordenadora do projeto MERLON). Está envolvida principalmente em atividades de investigação sobre a interseção entre a Internet das Coisas (IoT) e Redes Inteligentes e no fornecimento de soluções de ponta para de Demand Side Management e técnicas inovadoras para Demand Response com interesse para os diversos stakeholders envolvidos no mercado de eletricidade, incluindo consumidores / prosumers, agregadores, empresas do sector energético e ESCOs.
Gerard Bel
Gerard Bel é o fundador da Pylon Network, uma empresa focada na criação de modelos de negócios para o mercado de energia através de sua digitalização. Altamente empenhado e motivado pela curiosidade na constante procura de novos negócios, especializou-se no desenvolvimento de modelos de negócios inovadores, centrados nos clientes, que apostam no uso específico de tecnologia de ponta. Com a digitalização do mercado de energia, vai ser possível melhorar o envolvimento do cliente, melhorar o desempenho da empresa e, ao mesmo tempo, gerar um excelente impacto social e ambiental. Acredita que a chave da transição energética para a capacitação do consumidor final está nas bases de dados de energia abertas e neutras.
Moderador
Guilherme Luz
Guilherme Luz, investigador do projeto PROSEU (Prosumers for the Energy Union) onde colabora no desenvolvimento de Living Labs na região do Alentejo no âmbito dos quais se co-criam comunidades de prosumidores de energias renováveis com os atores locais. É também estudante do doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia na Universidade de Lisboa onde investiga sobre modelos de otimização distribuída e sistemas de agentes para resolver problemas de gestão emergentes em redes inteligentes. Com o objetivo de catalisar um novo sistema energético, assente na democracia e na construção coletiva, é também membro da COOPERNICO, a primeira cooperativa de energias renováveis em Portugal.
Casos piloto em Portugal
Rita Marouço
Rita Marouço é uma executora de projectos (project developer) da Coopérnico, trabalhando em diferentes funções que envolvem estudos de viabilidade técnica, gestão de redes sociais e criação de conteúdo. Faz parte do projeto COMPILE desde o início, onde irá assegurar a correcta implementação e execução do projecto piloto em Lisboa. Licenciada em Engenharia da Energia e do Ambiente pela Universidade de Lisboa, foi também co-fundadora do projecto Oficina das Energias.
Inês Campos
Dr. Inês Campos é uma cientista social, com Doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável / Especialidade em Sociologia Ambiental e Mestrado em Ciência Política / Especialidade em Políticas de Energia. Atualmente coordena o projeto europeu H2020 PROSEU tendo no passado participado em outros projetos de investigação financiados pela UE onde coordenou vários casos-piloto de mitigação e adaptação às alterações climáticas em Portugal.
Scott Macaw & Duarte Silva
Graciólica, island of Graciosa in the Azores
Scott Macaw é um promotor global de micro-redes e projetos de energia renovável. Scott estruturou, conseguiu financiamento, investiu e originou mais de cem transações transfronteiriças nos setores de tecnologia e imobiliário. Scott tem um Bacharelato em Finanças pela Melbourne University, na Austrália e um Mestrado em Direito Internacional pela St Thomas University, Miami.
Duarte Silva é atualmente o diretor técnico do projeto de micro-rede Graciólica, situado na ilha da Graciosa, nos Açores. Duarte faz parte deste projeto revolucionário desde o final de 2015 e tem estado envolvido nas diferentes fases do projeto que tem acontecido nos últimos anos, desde o planeamento técnico do projeto, à implantação no local e na fase de testes de comissionamento. Duarte é bacharel em Engenharia de Energia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Mestre em Sistemas Elétricos de Energia pelo Instituto de Engenharia do Porto.
Barbara Kovats & Douglas Baillie
Tamera Solar Village
Barbara Kovats nasceu em 1957 em Zurique, na Suíça e sua educação formal incluiu estudos em arqueologia e pré-história. Sempre se sentiu fascinada pela natureza humana e pela sua interacção com a Terra nas culturas primitivas; depois a sua busca voltou-se para o futuro. No início dos anos 90 juntou-se ao ZEGG, perto de Berlim, onde co-coordenava a “Universidade de ZEGG” e organizava uma rede de trabalho internacional, com especialistas de diversas áreas e iniciativas para a paz, o que a pôs em contacto com génios inventores como Jürgen Kleinwächter, F.A. Popp e Alfred Wakeman. Desde então, o seu coração bate pela investigação tecnológica em ressonância com os padrões da natureza, e por juntar tudo isto com novas formas de coexistência em comunidade. Juntou-se a Tamera em 1998 onde se envolveu desde então com a investigação tecnológica.
Douglas Baillie é membro da comunidade de Tamera – Centro de Investigação e Educação para a Paz, onde assume o papel de diretor científico do Campo de Testes Solares. O Campo de Testes Solares é um laboratóriode investigação e demonstração de autonomia energética e estruturas ecológicas de vida para regiões ricas em luz solar. Os interesses de Douglas incluem ecotecnologias descentralizadas que re-integram os seres humanos nos ciclos naturais. O seu projeto mais recente é um concentrador solar de espelho de membrana mais leve e que serve para o processamento de materiais em alta temperatura. É Doutor em Física pela Universidade Heriot-Watt, Edimburgo.
Lurian Pires Klein
Projeto Comunidades S, Alfândega da Fé / Peneda
Lurian Pires Klein é Analista em Inovação e Gestor de Projeto da VPS. Está envolvido na mobilização de Projetos de Ação e Demonstração de Inovação de âmbito nacional e europeu nas áreas das comunidades de energias renováveis de cidadãos com foco incidência na partilha de energia peer-to-peer e serviços de flexibilidade. Ele é bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá, Brasil. Também estudou na University of Melbourne, na Austrália, com uma bolsa concedida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil. Atualmente está a frequentar o Doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia na Universidade de Coimbra como parte da Iniciativa MIT Portugal. Durante este período recebeu vários apoios financeiros para apresentar sua investigação internacionalmente, como por exemplo no Tsinghua-Santander World Challenges of 21st Century Programme da Tsinghua University, na China e o MIT International Workshop on Innovating 2018 nosEUA, para citar alguns. Também recebeu da Sylff Fellowship da Tokyo Foundation for Policy Research & The Nippon Foundation em 2017 uma bolsa para apoiar financeiramente o desenvolvimento de sua investigação, bem como uma bolsa da Sylff Research Abroad para continuar seus estudos na Lappeenranta University of Technology (LUT) na Finlândia. A sua investigação é centrada em intervenções sistémicas no âmbito do setor da energia que dão lugar a benefícios sociais e ambientais positivos. Especificamente, investiga a dimensão dos sistemas de valores dos modelos de partilha de energia peer-to-peer.
Moderadora
Ana Rita Antunes
Ana Rita Antunes é natural de Sintra, Portugal. Ela é bacharel em Engenharia Ambiental pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa e concluiu sua tese de Mestrado em Eficiência Energética no Setor Residencial. Tem 19 anos de experiência, dez deles em eficiência energética. Desde 2016 que trabalha como Coordenadora Executiva da Coopérnico, no âmbito da produção de fontes renovaveis descentralizada e serviços de energia. Também faz parte do Conselho Geral da ZERO, um novo grupo de reflexão e ONG ambiental portuguesa.
Da ideia à realidade: Casos de sucesso pelo mundo
Scott Kessler
LO3 Energy in Brooklyn, NY
Scott Kessler é Diretor na LO3 Energy em Brooklyn, NY. Como funcionário nº 2 da LO3, Scott já participou como orador em mais de 50 conferências, como por exemplo na Clean Energy Ministerials (CEM), na AES Global Innovation Summit, na reunião anual da NASUCA, NYSERDA REV Conference e numa série de outros eventos focados na distribuição energia. Scott tem uma reputação bem estabelecida como sendo um orador dinâmico e convicente nas áreas de energia e tecnologia blockchain. Na LO3 ele é responsável pela formação dos produtores e distribuidores sobre as novas oportunidades e modelos de negócios relacionados com os mercados de energia transativa e recursos energéticos distribuídos enquanto lidera o desenvolvimento de negócios da LO3.Antes da LO3, Scott teve como experiência profissional fazer consultadoria para a TRC Energy Services em San Francisco, onde trabalhou com empresas de serviços da Costa Oeste, na implementação de programas de eficiência energética, integração de energias renováveis e avaliação do seu impacto na rede. Scott também trabalhou na New York State Energy Research and Development Authority (NYSERDA) e na Connecticut Light and Power. Ele tem um Bacherelato em Física pela Middlebury College e Mestrado em Engenharia e EnergiaSustentável pela University of Maryland.
Raphael Vale
Cooperativa Brasileira de Energia Renovável e Desenvolvimento Sustentável (COOBER), Brasil
Raphael Vale é Advogado, formado pela UNAMA – Universidade da Amazônia e presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Paragominas (PA) (2004-2009).Foi Conselheiro Estadual da OAB/PA (2010-2012), foi Membro da Comissão Nacional de Direito Ambiental – CONDA, da OAB (2010-2012), representou a OAB nas Conferências do Clima da ONU, realizadas em Copenhaga/Dinamarca (COP-15) em 2009, em Cancún/México (COP-16) em 2010, em Durban/África do Sul (COP-17) em 2011, assim como na Conferência da ONU de Meio Ambiente RIO+20 em 2012. É membro da Comissão Especial de Energia do Conselho Federal da OAB (2019-2021). Idealizador, co-fundador e presidente da Cooperativa Brasileira de Energia Renovável e Desenvolvimento Sustentável – COOBER. Ministrou palestras em várias cidades do Brasil sobre a COOBER, energia renovável e distribuída e também sobre as relações jurídicas e as alterações climáticas. É membro do Instituto Silvio Meira, entidade cultural para fomentar a pesquisa e o estudo da ciência jurídica, no qual preside a cátedra de número V – Direito Ambiental e agrário. Está a cursar o Mestrado em Direito e Ciências Jurídicas: especialidade em Direito e Economia, na Universidade de Lisboa.
Pablo Álvarez
Ilha de Arousa, Espanha
Pablo Álvarez Fernández. Presidente e sócio fundador da Nosa Enerxía S. Coop. Galega. Licenciado em Ciência Política e Administração pela Universidade de Santiago de Compostela. Coordenador de Unión Renovables. Membro do Conselho de Administração de Espazocoop (Federación de Cooperativas de Galicia). É parceiro da Clean Energy for EU Islands com o projeto na Ilha de Arousa.